Tuesday, November 15, 2005

Cheirinho de Grama Cortada

Você já sentiu o cheiro de alguma coisa que te lembra algo ou alguém ou ate mesmo um tempo que você viveu ?
Existem alguns cheiros e gostos que me trazem boas lembranças, normalmente as más lembranças são de coisas que vejo ou ouço, ainda bem, mas muitos gostos e cheiros me trazem boas lembranças.

Ontem a tarde ajudei minha mãe a cortar a grama, e o cheiro da grama cortada me faz lembrar um senhor, Seu Paulo, ele era o homem que cortava a grama da minha casa antiga, ele era um senhor idoso, um alemão bem tradicional, de cabelinho branco, óculos, bem magro e alto, do interior, que chegava sempre muito mas muito cedo na minha casa, 6:00 da manhã, com todo mundo dormindo ainda e ele entrava no meu quintal e começava a cortar a grama.
Não pense em alguém cortando a grama com aquelas maquinas elétricas, nem a gasolina, ele cortava com aqueles Zenzos, muito antigos, aquele instrumento que normalmente é lembrado quando em desenhos animados aparece a figura da morte, ela normalmente carrega um na mão, e muita gente confunde com uma foice, mas não é, ele é feito pra cortar grama mesmo.
E lá ia ele, o Seu Paulo, com sua bolsa de couro, onde dentro ele carregava uma pedra de amolar o zenzo, um martelinho, um lanchinho, normalmente um pãozinho caseiro que sua mulher fazia recheado com musse de banana, de goiaba ou com linguiça, uma garrafinha de café, uma caixinha de fósforos e um kit de montagem de cigarro de palha, eu achava muito engraçado, ele enrolava seu cigarro com palha de milho e fumo de rolo picado, aqueles cigarros não ficam acesos o tempo todo, se parasse de tragar ele apagava, e lá ficava o seu Paulo com o cigarro apagado na boca, então ele o colocava atrás de sua orelha.
Eu brincava dizendo que ele fumava de ouvido, mas nunca falei isso pra ele não.

Eu era criança, e como toda criança, tinha uma vontade de conversar muito grande, mas o Sr Paulo era muito quieto, não sei se pela idade ou se pela falta de paciência com crianças, mas ele não falava muito comigo, passado o tempo percebi que ele não falava muito com minha mãe também, nem com meu pai, então deduzi que ele era um homem quieto mesmo, e me senti mais tranqüilo, e pensei comigo “não é que ele não gostava de mim, ele era quieto mesmo”.

Eu admirava muito a disciplina do seu Paulo, num mundo moderno de hoje não se vê mais pessoas que cortem a grama com instrumentos tão antigos assim, alias, nem naquela época era comum de se ver isso, talvez por isso me chamava tanto a atenção e me fazia ficar olhando o Sr Paulo cortar a nossa grama.

Ele começava muito cedo como eu mesmo disse, muitas vezes eu acordava com minha mãe dando bom dia pra ele, eu tomava café da manhã e ficava espiando ele cortar a grama.
Ele usava um chapéu de palha de aba larga pra cortar a grama, certa vez eu encontrei com o Seu Paulo no supermercado perto da minha casa e ele estava usando um outro chapéu, um tipo Panamá, achei aquilo o Maximo, pois esse costume era muito antigo, e provavelmente pra ele um homem deveria estar sempre de chapéu e bem alinhado.
Todo o seu ritual era sempre o mesmo, ele parava, afiava o zenzo, montava seu cigarro de palha, tirava seu lenço do bolso e limpava o suor da testa.
Seu Paulo, com seus suspensórios, de chinelo daqueles de couro tipo o chinelo do Vovô, ou de bota zebu. Ele parava de cortar grama lá pelas 9:00 horas e fazia o seu Fruhstick, pra quem não sabe o que é, é o café da manhã que é servido por volta desse horário, Costume alemão, é um lanchinho pra agüentar até a hora do almoço, onde ele tomava sua garrafinha de laranjinha cheia de café tampada com uma rolhinha de plastico, e comia seu pãozinho caseiro .
Ele sempre terminava o gramado logo em seguida, mas como o costume era algo tão antigo, ele o respeitava toda vez.
Nunca vi uma grama tão bem cortada em minha vida, nenhuma maquina sequer chega perto da perfeição que era o corte de grama do Seu Paulo.

Hoje aquilo tudo me traz uma boa lembrança, e uma lição de vida muito grande, onde a disciplina e a humildade de servir a um propósito sem ter vergonha dele é necessária em nossas vidas assim como o ar que respiramos.
Muita gente como o Seu Paulo, não faz a idéia de quão importante ele é na vida das pessoas, não por cortar grama, nem por limpar sua casa ou lavar seu carro ou servir seu almoço, como milhões de pessoas ao seu redor o fazem diariamente, mas por dar um exemplo de humildade e disciplina.

Hoje lembrei disso quando senti o cheirinho da grama recém cortada.
Simples ?
Talvez...

Obrigado Sr Paulo, onde quer que esteja, pela lição de vida.

Fique com Deus


Frase do dia : "O laço que une a sua família verdadeira não é de sangue, mas de respeito e alegria pela vida um do outro."
Richard Bach

Saturday, November 12, 2005

Todo Fim e Seu Começo

Embora tudo o que começa tenha um fim, tudo o que terminou teve um começo, tudo o que se vive teve um propósito e todo propósito tem sua causa, toda a ação tem sua reação embora muitas sejam em sentido contrário.
Normal, como todo e qualquer ser humano, como comum, eu neste sábado, após a semana conturbada, onde tudo parece acontecer diferente, tudo parece ter sido para dar lições de vida, acabo eu me defrontando com uma lição grandiosa e bela.

Eu acredito que a gente deve estar atento aos pequenos detalhes que vida ou as pessoas nos proporcionam, pois eles é que nos dizem as maiores coisas e as mais valiosas.
Eu estava assistindo a um filme dias atrás, filme esse que eu já havia assistido no cinema, mas que por aqueles motivos que não tem explicação, me passou uma mensagem diferente do que passara da primeira vez.
Me fez pensar sobre a liberdade, a paz que a gente tanto procura, a tranqüilidade de viver sem ter que travar lutas, de amar sem se preocupar com a recíproca, pois ela é verdadeira.
Me fez chorar, soluçar como criança por horas, recapitulei minha vida toda e me reduzi a mais pequena parcela do ser humano. Pois a realidade quando se apresenta é dura, e isso fere profundamente.
Não vou tentar aqui explicar pois acredito que nem todas as palavras do mundo possam exprimir o que um sentimento pode fazer numa pessoa. Você deve estar se perguntando, o que diabos aconteceu nesse filme? O que ele viu de tão especial ? O que pode ser tão poderoso?

Trata-se de uma simples explicação : Que toda guerra até hoje foi em busca da paz, toda batalha que travamos é pra atingir alguma posição confortável como a tranqüilidade, ou a bem-aventurança, eu fiquei perplexo ao entender que a paz é um sentimento tão nobre e tão difícil de ser alcançado que talvez nunca consigamos.
Pensei comigo, que se eu tiver 1 minuto antes da minha morte, e que nesse minuto eu consiga fazer com que todos os meus queridos estejam bem, eu morrerei a pessoa mais feliz do mundo.

"A paz todos procuram, e somente alguns encontram."

Façamos a paz ser lembrada a todo instante, quem sabe assim ...

Frase do dia :
"A felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso que fazemos do que temos." Thomas Hardy

Thursday, November 03, 2005

Tranquilidade e seus Afins



Sinceramente, o que é a tranqulildade ?
Tava eu aqui pensando em tranquilidade, e se tranquilidade for ter tudo em ordem, nada faltando, tudo perfeito, tudo certo, sem problemas... então ninguem tem tranquilidade no mundo.
Sim, pois trabalho te dá dor de cabeça, tu resolve afinal tu é experiente e absolutamente apto , mas dá dor de cabeça.
Amores, quando eles existem, e se existem, eles doem, tanto pra bem quanto pra mal (principalmente), tu dá um jeito, mas incomoda e machuca.
Família, sempre tem um que quer ser melhor que o outro, nunca ninguem dá o braço a torcer, e tu sempre não está com a razão, incomoda, tudo passa, mas incomoda muito.
O cachorro, é lindo, é bacana bricar com ele, mas ter de comprar ração todo mês, levar pra vacinar e dar banho dá trabalho, incomoda um pouquinho, é prazeroso também... mas incomoda. Afinal, o que não nos incomoda?

O cotovelo !!!!!

Um amontoado de pele grossa por cima de uma junção de ossos e articulações, sim, o cotovelo nunca me incomodou.... Porque diabos as pessoas usam a expressão " Dor de cotovelo!!!" ?
O meu nunca doeu, nunca mesmo.... A vida moderna, o asfalto, a fumaça e as buzinas , ou seja, tudo isso, nos trazem muita coisa, menos tranquilidade....

Vou me mudar pra uma fazenda, usar fogão a lenha, tomar leite nas tetas da vaca e comer repolho !!!!!

Frase do dia : "Depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é
a música."
Aldous Huxley

Wednesday, November 02, 2005

Lição de Vida

Questões intrigantes da vida seja ela moderna ou antiga, desde quando a vida é vida se tem questão relacionada a ela na cabeça.
Não importa o quão feliz ou triste você é, viver não é fácil, nem difícil, somente é viver...
Mas somente viver???? Viver não é só nascer, crescer, aprender um punhado de informações básicas pra crescer, outro punhado delas pra ser ou ter alguma profissão, mais um pouco quem sabe pra aprender a se relacionar, amigos X trabalho X Amor X dinheiro ou a falta dele, aprender....
O que é viver? Eu te pergunto, pois nem eu sei ainda....

Viver é aprender, desde a hora em que você deita a sua cabeça no travesseiro e repensa ou relembra o seu dia que passou, passando pelo seu sono e seus sonhos que nem você entende, e a hora que você desperta, troca de roupa, toma seu café, liga a TV, vai ao trabalho, almoça, volta ao trabalho, vai pra casa, janta, toma banho, veste o pijama e novamente deita sua cabeça no travesseiro pra mais uma noite de descanso e sonhos confusos... Você aprende, você aprende com todos e todas as pessoas e ações, tudo o que você faz ou vê, você deve absorver como lição, porque nada mais que as lições pra te ensinar o que é a vida, e que a vida é aprender...
Com grandes exemplos, ou com situações tão pequenas que algumas pessoas nem sequer dão bola e elas duram no Maximo uns 30 segundos dentro de sua mente... Aprenda, veja, absorva e leve consigo, pois essas lições são grandes e grandiosas para a vida e pra aprender com a vida, que não passa de uma enorme classe cheia de alunos, muitos que você não conhece e nem conhecerá, mas eles estão ali ao seu lado sentadinhos prestando a atenção na aula que esse grandioso Deus nos dá todo dia....

Você tem prestado atenção na aula?
Têm feito a sua lição de casa ?
Quais são as suas notas?
Você concorda que se estudar mais sua avaliação será melhor?

Faça a sua parte........

E viva, a vida.



Frase do dia : "Ser deselegante é ser espaçoso demais e incomodar o outro em qualquer sentido."
Marieta Severo